ALERTA METEOROLÓGICO

INMET publica alerta de tempestades no Rio Grande do Sul

Aviso é válido até quarta-feira (27) e abrange diversas regiões do Estado.

,O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e do Paraná. O aviso, classificado como Perigo Potencial, é válido entre 9h50 desta terça-feira (26) e 3h desta quinta-feira (27).

A previsão indica chuva intensa entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e queda de granizo. O INMET alerta para risco de alagamentos, queda de galhos de árvores e estragos em plantações.

Regiões afetadas

O alerta inclui quase todo o Rio Grande do Sul, abrangendo áreas da região metropolitana de Porto Alegre, Serra gaúcha, região Norte, região dos Vales, região Central, Campanha e Sul do RS. E parcialmente a Fronteira Oeste, região Noroeste, Costa Doce e Litoral Norte.

Partes do Paraná e Santa Catarina também estão sob risco de temporais. Veja no mapa abaixo:

Crédito: reprodução / Inmet

Recomendações do INMET

  • Evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada para evitar danos.
  • Em caso de emergência, contate a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Previsão do tempo

Conforme a previsão do tempo, o avanço de uma área de baixa pressão, associado ao fluxo de calor e umidade, deve intensificar as instabilidades nesta quarta-feira (26). Há previsão de chuva moderada a forte, com descargas elétricas, temporais localizados e ventos que podem variar entre 60 e 90 km/h.

As regiões mais afetadas incluem a metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e Missões, onde os acumulados de precipitação podem chegar a 60 mm/dia. Em outras áreas, a chuva deve ocorrer de forma mais isolada.

Apesar da instabilidade, as temperaturas seguirão elevadas. Durante a tarde, as máximas devem variar entre 30°C e 39°C.