O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu três novas advertências para o risco de temporais, chuvas intensas e grandes acumulados de precipitação no Rio Grande do Sul. O cenário de tempo instável representa extremo perigo à população gaúcha, considerando o que já choveu desde domingo (28) no Estado.
Alerta vermelho de acumulado de chuva
Conforme o Inmet, o maior risco é para as cidades do Noroeste, Norte, Serra e Litoral Norte gaúcho. Para essas regiões há um alerta vermelho de grandes acumulados de chuva.
A faixa de municípios (veja detalhes abaixo) em perigo começa em Santo Cristo e passa por cidades como Santa Rosa, Panambi, Guaporé, Caxias do Sul, São Francisco de Paula e Terra de Areia no flanco sul do alerta. Todas as cidades que ficam mais próximas de Santa Catarina que as citadas acima têm risco elevado de chuva acima de 100 milímetros até o meio-dia de amanhã (3).
Alerta laranja de tempestade
O Inmet publicou novo alerta de tempestade para as regiões Noroeste, Norte, da Serra gaúcha, parte do Litoral Norte do RS e a parte alta dos Vales. Essas regiões podem ter chuvas intensas, com raios, ventania e queda de granizo. No entanto, de acordo com o Inmet, os volumes de precipitação serão menores.
Alerta amarelo de chuvas intensas
Para as regiões da Fronteira Oeste, Central, dos Vales, Costa Doce, região metropolitana, Litoral Médio e Litoral Sul, há um alerta amarelo. A previsão do Inmet é de chuvas intensas, mas em menor proporção do que foi registrado nos últimos dias.
No entanto, adverte o Instituto, há risco potencial devido aos acumulados dos últimos dias.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- acumulado de chuva
- Alerta laranja, tempestade
- Alerta vermelho
- Chuva
- chuvas intensas
- Tempestade