PRÓXIMAS HORAS

Inmet emite alerta vermelho para risco de temporal no RS

Já a Defesa Civil emitiu um alerta de temporal para as próximas horas na Fronteira Oeste, Campanha e parte da Região Central.

Árvore caída em razão do temporal. Foto: Prefeitura de Canoas / Divulgação
Árvore caída em razão do temporal. Foto: Prefeitura de Canoas / Divulgação

Uma nova frente fria vai avançar sobre o Rio Grande Sul, deixando o território gaúcho em alerta para temporal. As áreas de instabilidade já estão ingressando no Estado (confira no vídeo abaixo).

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) subiu de laranja para vermelho (grande perigo) o alerta de temporais para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (21). O estado deve ser atingido por chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo.

“Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, disse o Inmet. O alerta vermelho vale até o fim da manhã desta quinta.

Já a Defesa Civil emitiu um alerta de temporal para as próximas horas na Fronteira Oeste, Campanha e parte da Região Central (confira no mapa).

“Defesa Civil alerta para chuva e ventos intensos (acima de 90km/h), descargas elétricas e queda de granizo. Válido até às 10h do dia 21/03/2024. Emergência ligue 190/193”, ressaltou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Área em vermelho aponta as cidades em perigo. Crédito: Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Instruções:

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).