A entrada de um novo sistema favorece a formação de nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (22).
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para tempestade válido nas próximas horas desta terça na Fronteira Oeste, Região Noroeste, Campanha e Região Central do Rio Grande do Sul (confira no mapa as áreas destacadas).
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, ressaltou o Inmet.
Segundo Inmet, o alerta, que serve como medida de prevenção e não para gerar pânico, para essas áreas vale até as 10h desta quarta-feira (23).
Chuva volumosa
De acordo com a Climatempo, a tendência é que a chuva se espalhe e ganhe intensidade entre quarta e quinta-feira (24) no Rio Grande do Sul.
A circulação de ventos se intensifica sobre o Sul do Brasil, dando origem a uma nova frente fria que favorece as nuvens carregadas, principalmente sobre o interior do Rio Grande do Sul. Isso corre por causa da formação de um ciclone extratropical no Sul do país.
O estado gaúcho fica em alerta para o risco de chuva forte e volumosa até o fim desta semana. O risco de temporais aumenta entre quarta e quinta.
O volume de chuva pode chegar até 120mm sobre áreas da Região Central, Fronteira Oeste e Região Noroeste do Rio Grande do Sul.