MAIS CHUVA NO RS

Inmet e Defesa Civil alertam para chuvas intensas no RS

Regiões do Sul, Litoral Norte e Metropolitana estão sob aviso de chuva e ventos fortes, com acumulados de até 120 mm.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou novos alertas de chuvas intensas para o território do Rio Grande do Sul. Da mesma forma, a Defesa Civil emitiu advertência para a possibilidade de chuvas persistentes no Estado.

A primeira advertência é um alerta laranja de chuvas intensas válido para parte do Litoral Norte, Costa Doce, Litoral Médio, região Sul e Extremo Sul do RS. Conforme o Inmet, há risco de chuvas intensas, com grandes acumulados de precipitação, variando entre 60 a 100 mm (milímetros).

Área com alerta laranja do Inmet para chuvas intensas
Área com alerta laranja para chuvas intensas. Crédito: reprodução / Inmet

O segundo aviso do Inmet é um alerta amarelo de chuvas intensas. Ele é válido para Campanha, região Central, região Norte, região dos Vales, metropolitana, Serra e parte do Litoral Norte. De acordo com a previsão, há risco de chuva entre 30 a 50 mm.

Área com alerta amarelo do Inmet para chuvas intensas.
Área com alerta amarelo para chuvas intensas. Crédito: reprodução / Inmet

Alerta da Defesa Civil

Além do alerta do Inmet, a Defesa Civil emitiu uma advertência para chuvas fortes e tempestades no Rio Grande do Sul. Conforme o órgão de proteção civil, o deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao oceano contribui para instabilidades na metade Leste do Estado, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas e rajadas de vento. O mar ficará agitado.

Os acumulados de chuva ficam entre 70 e 120 mm/dia no Sul e Litoral Sul, enquanto nas demais áreas variam entre 20 e 50 mm/dia. Conforme a Defesa Civil, há possibilidade de ventos intensos no Extremo Sul. As rajadas podem atingir entre 100 km/h (quilômetros por hora).

Orientações da Defesa Civil

Feche bem as janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche bem o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos.

Não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança. Consulte os Planos de Contingência da Defesa Civil local.

Em caso de emergência ligue 190 ou 193.