ALERTA LARANJA

INMET e Defesa Civil reforçam alerta de grandes acumulados de chuva no RS

Defesa Civil informou os municípios do RS sobre os riscos decorrentes dos transtornos associados ao ciclone

Foto: Joel Vargas/PMPA

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil do RS reforçaram o alerta para a possibilidade de chuva intensa em grande parte do Rio Grande do Sul entre sexta-feira (7) e o sábado (8). Uma advertência laranja, que indica risco de temporais, com chuvas intensas, acumulados entre 50 e 100 milímetros em um dia e ventos fortes, foi expedida para grande parte do Estado.

Uma frente fria, que está associada a um ciclone extratropical, provoca instabilidades no território gaúcho e vai manter um canal de umidade sobre o Estado. A chuva deve se espalhar por grande parte do estado gaúcho, com maior força sobre as regiões Oeste, da Campanha, Centro e Leste com chuva moderada a forte, trazendo 50 aos 80 mm.

Os volumes podem chegar aos 100 mm/dia, especialmente entre a região Central, o Sul do Estado, a Costa Doce, os Vales, a região metropolitana e o Litoral gaúcho.

Alerta de chuvas intensas e rajadas de vento emitido pelo INMET
Crédito: Agora no Tempo /Agora RS

As chuvas podem causar transtornos, como alagamentos de ruas, transbordamento de rios e arroios e alagamentos em residências. Com a chuva persistente aumenta o risco de enxurradas, queda de barreiras e deslizamentos de terra.

Moradores de áreas de risco devem tomar medidas de precaução. “Se você mora em locais de risco, busque um local seguro. Vá para residências de amigos, familiares ou procure por abrigos oferecidos pela prefeitura do seu município”, recomenda o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

No sábado (8), as instabilidades permanecem sobre o Estado com chuvas intensas sobre o Centro-Leste e com volumes ficando entre 40 e 70 mm/dia, devido à formação do ciclone extratropical próximo à costa. Com o avanço de uma massa de ar seco, a tendência é que o tempo volte a ficar firme no domingo (9).