
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois novos alertas para tempestades no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (7). A área sob risco teve ampliação e, agora, inclui mais regiões do Estado. Há previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O alerta laranja de tempestade, de grau perigo, vale até as 22h desta quarta e cobre a Fronteira Oeste e parte da Campanha gaúcha. Nessas áreas, conforme o aviso, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos entre 60 e 100 km/h. Há risco de cortes de energia, destelhamentos, queda de árvores e alagamentos.
O segundo aviso, um alerta amarelo de tempestade, vai até as 5h de quinta-feira (8) e abrange a Fronteira Oeste, Centro, Campanha, região Sul, Costa Doce, parte do Noroeste e o Vale do Rio Pardo. Nestes locais, são esperadas chuvas de até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e risco pontual de queda de granizo.
O instituto recomenda que a população evite áreas de alagamento, busque abrigo seguro durante tempestades e não se abrigue sob árvores ou placas metálicas em caso de ventania. Em situações de emergência, os contatos são os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- alerta de tempestade
- Alerta de temporal
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia