O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, nesta quinta-feira (23), dois alertas de tempestades para o Rio Grande do Sul. A partir de amanhã, com a previsão de chuva forte para o estado, devem vir outros avisos. Os de hoje terminam todos na manhã da sexta-feira (24).
Conforme o Instituto, o alerta mais intenso prevê volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O alerta é laranja, de média intensidade, então há risco de danos.
O alerta não abrange todo o território gaúcho. Ele prevê chuvas intensas para áreas entre o Norte, o Noroeste e a Fronteira Oeste (Confira no mapa abaixo).
Além disso, há ainda um outro alerta do Inmet, este amarelo, de baixa intensidade, mas para uma área maior e também com previsão do granizo. O aviso abrange o Litoral, a Costa Doce, Porto Alegre e Região Metropolitana, a Serra, a Região Central, o Norte e a Campanha (Confira no mapa abaixo).
Como dito, amanhã deve haver mais alertas. Na sexta-feira, espera-se pancadas de chuvas, de intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento intensas (entre 80 e 100 km/h) associadas as instabilidades e queda de granizo. Os acumulados devem variar entre 30 e 70 mm/dia.
Além disso, uma área mais ao Oeste do Rio Grande do Sul ainda vive uma onda de calor, válida até às 18h de hoje. Mas amanhã, as temperaturas mínimas ficam entre 19 e 23°C, e as máximas entre 20 e 35°C.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Alerta
- Chuva
- granizo
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- Tempestade
- Temporal