PERIGO

Inmet emite alertas de tempestade para o RS

Instituto prevê chuvas no RS já a partir da tarde desta sexta-feira (14). Órgãos recomendam cuidados diante de novo ciclo de chuvas volumosas

Crédito: Leonardo Severo / Agora RS
Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirmou os alertas de tempestades para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Conforme o Instituto, deve chover em território gaúcho já a partir do meio da tarde desta sexta-feira (14).

As primeiras precipitações ocorrem em áreas do Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Região Central e Costa Doce. (Confira o mapa abaixo). Nesse caso, o alerta é amarelo, o de menor intensidade na classificação do Inmet. O volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e possibilidade de queda de granizo.

Em amarelo, primeiro alerta de tempestade do Inmet para o Rio Grande do Sul – Imagem: Inmet / Divulgação

As previsões do Inmet reiteram as de outros institutos, que apontavam chuva mais forte a partir do final de semana. Do sábado (15) até a manhã de domingo (16), o Inmet publicou um segundo alerta, este laranja, de média intensidade, para áreas mais ao Norte do Estado.

O aviso cobre Região Central, Porto Alegre e Região Metropolitana, Vales, Litoral Norte, Serra, Norte, Noroeste e ainda a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. (Confira o mapa abaixo). O volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e chance de queda de granizo.

Em laranja, alerta para tempestade do Inmet a partir do sábado (15) – Imagem: Inmet / Divulgação

Cuidados

Há alguns dias, os órgãos do clima já vêm alertando para chuvas volumosas no Estado. Desde então algumas prefeituras vêm anunciando planos de contingência. Contudo, há o temor quantos aos efeitos destas tempestades, que podem superar em poucos dias o volume médio do mês.

Isso porque muitos municípios ainda registram alagamentos ou ainda estão em fase de limpeza e recuperação. Por isso, a recomendação é seguir as orientações das autoridades do Estado e de sua cidade.