CHUVA NO RS

Inmet publica novos alertas de tempestade para o RS neste final de semana

Conforme o Inmet, chuva atinge o RS em uma área mais restrita neste sábado. Amanhã, as precipitações se espalham pelo estado

Céu nublado em uma área do pampa gaúcho
Tempo nublado na Região Central - Foto: Victor de Freitas/Agora RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou quatro alertas para tempestades no Rio Grande do Sul entre hoje (18) e domingo (19). Alguns destes avisos já estão em vigor, ou começam amanhã e vão até o fim do dia.

Neste sábado, há dois alertas em vigência. Mas eles não abrangem todo o território gaúcho. Os avisos se restringem a áreas mais extremas da Serra e do Norte e do Noroeste. Na parte da Serra mais próximas da divisa com Santa Catarina a chuva será mais intensa, podendo chegar a 100 mm/dia.

A chuva passa a atingir uma porção maior do Rio Grande do Sul no domingo (19), quando mais dois alertas passam a vigorar. Ambos são amarelos, o de menor intensidade na escala do Inmet, então o risco de danos é considerado baixo.

Alertas do Inmet em detalhes

O primeiro aviso vale já a partir das 6h, se estendendo até o fim do dia. A chuva atingirá a Região Sul, a Campanha, a Fronteira Oeste, a Região Central e o Noroeste (Confira no mapa abaixo).

Em amarelo, área de abrangência do primeiro alerta do Inmet para o domingo (18) – Imagem: Inmet / Divulgação

Mesmo com a previsão de baixa intensidade, o Inmet projeta chance de ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo nestas áreas. Assim, a indicação é acionar a Defesa Civil no 199 em caso de emergência.

Em seguida, a partir do meio-dia, o segundo alerta passa a valer em território gaúcho. A chuva deve atingir a Região Central, o Norte e o Noroeste, a Costa Doce, os Vales, a Região Metropolitana e a Serra gaúcha (Confira no mapa abaixo).

Assim como no alerta anterior, este aviso prevê ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Da mesma forma, até em função dos recentes episódios de alagamentos em algumas localidades, é preciso atenção e recorrer à Defesa Civil em caso de necessidade.