PREVISÃO

Inmet confirma alertas para chuvas intensas no RS

Nas regiões de abrangência dos alertas, irá chover durante todo o sábado até a manhã de domingo (14)

Foto: Rosana Klafke/Agora RS
Foto: Rosana Klafke/Agora RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois alertas para chuvas intensas no Rio Grande do Sul. Um deles já está em vigência. Ambos terminam no início da manhã de domingo (14).

Conforme o Instituto, dos dois alertas o de maior força é laranja, de média intensidade. Ele prevê volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de danos.

Mas a área deste aviso não tem grande alcance no RS. O alerta abrange regiões mais extremas do Litoral Norte, da Serra, do Norte e do Noroeste. (Confira no mapa abaixo).

Alerta já está em vigor e termina na manhã de domingo (14) – Imagem: Inmet/Divulgação

O outro alerta é amarelo, o de menor intensidade entre os elencados pelo Inmet. Contudo, sua abrangência é maior. Este aviso prevê acumulados de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), para Porto Alegre e Região Metropolitana, Costa Doce, Região Central, Vales, Serra, Litoral, Norte e Noroeste. (Confira no mapa abaixo).

Aviso entra em vigor às 12h e também termina na manhã de domingo (14) – Imagem: Inmet/Divulgação

Boletim

A Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz) anunciaram ontem também o cenário de chuvas no RS. A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul indica o retorno das chuvas na maioria das regiões durante o fim de semana. Em seguida, o tempo ficará estável. 

A tendência para o início da semana é de tempo estável. Na segunda-feira (15), ainda deve chover com pouca força na Região Metropolitana e no Litoral Norte. Isso porque o sistema de altos níveis se deslocará em direção ao Oceano Atlântico.

Enquanto isso, nas demais regiões, o tempo estável retornará gradativamente por influência do anticiclone migratório. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas ao longo do dia.