Notícia

Inmet publica alerta vermelho de tempestade para parte do RS nesta quarta

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta vermelho de tempestade para parte do Rio Grande do Sul. A advertência aponta grande perigo em razão da possibilidade de chuvas expressivas, com potencial para transtornos como alagamentos, rápidas inundações e enchentes.

Conforme o aviso, há possibilidade de chuva forte a torrencial nas regiões da Fronteira Oeste, no Noroeste, em parte da região Central e em parte da região Norte do RS. Entre as cidades que estão na área de alerta por causa das tempestades estão Uruguaiana, São Luiz Gonzaga, Três Passos, Palmeira das Missões, Panambi, Cruz Alta, Santiago e Jaguari. Cidades próximas a estas também estão na área de risco.

As precipitações podem passar dos 60 milímetros em uma hora – o que pode causar pontos de alagamentos, cheia e transbordamento de arroios, por exemplo – e superar os 100 milímetros em 24h. As chuvas devem ficar concentradas entre 5h da manhã e 12h (meio-dia).

O alerta ainda aponta os riscos de ventania, com rajadas superiores a 100 km/h, além de queda de granizo. O Inmet adverte que há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.

Alertas são válidos ao longo desta quarta-feira (11). Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Alerta laranja de tempestade

Ainda na manhã desta terça-feira (10), o Instituto havia publicado outro alerta, na cor laranja, para grande parte do RS. Nessas regiões, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm em uma hora ou marcar acumulados entre 50 a 100 mm em 24 horas, com ventos intensos variando entre 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A advertência é válida até as 21h de quarta-feira (11).

Alerta amarelo de tempestade

Para uma pequena faixa entre a Fronteira Oeste, a região Central, a Costa Doce e o Litoral Médio há um alerta amarelo de tempestade. O volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm em uma hora ou marcar acumulados de até 50 mm em 24 horas, com ventos intensos variando entre 60 a 100 km/h. A advertência é válida até meia-noite de quinta-feira (12).