TEMPORAIS NO RS

Inmet publica alerta vermelho de tempestade para parte do RS

Os avisos do Inmet já estão em vigor com término previsto para o meio da tarde de amanhã (25)

Crédito: reprodução de vídeo / Agora RS
Crédito: reprodução de vídeo / Agora RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, na manhã desta terça-feira (24), uma série de alertas para fortes temporais no RS. Os avisos já estão em vigor com término previsto para o meio da tarde de amanhã (25).

Conforme o Instituto, o alerta mais intenso é vermelho, o mais crítico na escala do Inmet. Dessa forma, o aviso abrange o Sul, a Campanha, a Região Central, parte da Costa Doce e a Fronteira Oeste. (Confira no mapa).

Em vermelho, área de abrangência do alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

“Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, disse o Inmet em comunicado.

Outros alertas do Inmet

Além disso, há outros dois. Um deles laranja, de média intensidade, e que abrange uma porção mais central do território gaúcho (confira no mapa). O Instituto prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

Em laranja, área de abrangência do alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

O último alerta, por fim, é amarelo, o de menor intensidade na escala do Inmet. O aviso se restringe a áreas mais extremas da Serra, do Litoral Norte, do Norte e do Noroeste (confira no mapa).

Em amarelo, área de abrangência do alerta – Imagem: Inmet/Divulgação

Cuidados

Conforme a Defesa Civil, o RS deve ter acumulados que poderão variar entre 200 e 400 mm sobre áreas da Campanha, Sul e Costa Doce e próximo dos 100 mm no Oeste, Centro, Missões e Noroeste. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 50 mm.

Assim, dada a situação, os órgãos do clima recomendam cuidados. Em caso de emergência contate a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).