Áreas de instabilidade avançam e deixam o Rio Grande do Sul em alerta para risco de tempo severo a partir da tarde deste sábado (6).
Segundo o monitoramento da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, com o fluxo de umidade vindo do norte do país, aliado a uma área de baixa pressão, vai provocar o aumento de áreas de instabilidade no território gaúcho.
O Inmet emitiu um alerta laranja (perigo) para risco de tempo severo em parte no Rio Grande do Sul (confira no mapa abaixo).
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, disse o Inmet.
O alerta vale a partir das 15h deste sábado até a madrugada de domingo (7), mas pode ser atualizado conforme as mudanças climáticas.
Ao longo da madrugada as instabilidades se espalham para as outras regiões do Rio Grande do Sul.
Durante a madrugada e manhã de domingo, devido ao deslocamento da região de baixa pressão as tempestades se intensificam e se espalham em praticamente todo o Rio Grande do Sul.
“Trazendo chuvas pontualmente intensas, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Os volumes variam entre 40 e 60 mm/dia, devendo passar isoladamente dos 100 mm/dia em áreas das Missões, Centro, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre , Vales e Serra gaúcho”, disse a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Durante o avanço das instabilidades, com o riso de tempo severo, os ventos podem variar entre 60 e 80 km/h, enquanto os temporais atuam sobre as regiões.