O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, na manhã desta quinta-feira (12), um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul. O aviso já está em vigor e vai até o fim do dia.
Conforme o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O alerta é amarelo, o de menor intensidade na escala do Inmet, então o risco de danos é baixo.
Porém, em função das queimadas na região central da América do Sul, a combinação da fuligem com as gotas de chuva pode causar chuva preta. O fenômeno pode causar prejuízos ao solo, à vegetação e à qualidade do ar, provocando problemas respiratórios.
O aviso do Inmet abrange praticamente todo o território gaúcho. A exceção são áreas mais extremas do Sul, da Campanha e da Fronteira Oeste, onde há um aviso de chuva até às 10h de hoje.
Porto Alegre
Ontem (11) à noite, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, com base em informações do Inmet, um alerta para chuvas na cidade. Nesta quinta-feira, os acumulado podem chegar a aproximadamente 25mm durante o dia, com ventos de fracos a moderados do sudeste.
Mas será na sexta-feira (13) que as chuvas devem ser mais volumosas, com possibilidade de acumulado de até 60mm. Os ventos serão fracos vindos do nordeste.
Para emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Alerta
- Chuva
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- Tempestade
- Temporal