CHUVAS INTENSAS

Inmet publica dois alertas para tempestades no RS

Conforme o Inmet, há risco de temporais, com chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo no Rio Grande do Sul.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois novos alertas para risco de tempestades no Rio Grande do Sul. As diferenças entre as duas advertências são referentes às regiões em risco e o prazo de vigência.

O primeiro alerta entrou em vigor ao meio-dia e prossegue até as 21h da noite deste domingo (16). Conforme o Inmet, há risco de temporais, com chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo. As áreas em perigo são a Fronteira Oeste, a região Central, os Vales do Rio Pardo e do Taquari, a região metropolitana, além da Costa Doce e o Litoral Médio.

O Instituto aponta chance de precipitações expressivas, com 30 e 60 mm/ em apenas uma hora; ou 50 e 100 mm durante todo o dia. Também são esperadas rajadas de vento entre 60-100 km/h. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Crédito: reprodução / INMET

A outra advertência aponta os mesmos riscos, mas em outras regiões do Estado e por mais tempo. Estão em risco as regiões Noroeste, Norte, Serra gaúcha, Litoral Norte e parte do Vale do Taquari e do Rio Pardo, além do Vale do Sinos, Paranhana e Caí. As condições meteorológicas adversas prosseguem por mais tempo. Se estendem até a meia-noite de segunda-feira.

Crédito: reprodução / INMET

O que diz a previsão do tempo

A previsão do tempo aponta tempo instável em todo o Rio Grande do Sul neste domingo. Uma frente fria estacionária, associada a um fluxo de umidade vindo do norte do país, forma novas áreas de instabilidade sobre o Estado.

As chuvas se intensificam sobre a metade Norte, Missões, Centro e Costa Doce. Os volumes variam entre 40 e 90 mm/dia. Os volumes, no entanto, podem passar dos 110 mm/dia em áreas das Missões, Centro, região metropolitana de Porto Alegre, Serra gaúcha, Litoral Norte e parte dos Vales.

Há condição de ventos pontualmente fortes enquanto as instabilidades atuam, podendo passar dos 60 km/h e ventos constantes com rajadas na casa dos 50 km/h na metade Sul do Estado.