INMET

Frente fria avança e deixa parte do RS em alerta para tempestade

Alerta do Inmet prevê tempestades a partir da madrugada em uma parte do Rio Grande do Sul

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou novo alerta para tempestade no Rio Grande do Sul. Anteriormente, havia avisos de tempestade e vendaval para o Estado. Neste momento, a frente fria avança e deixa novas áreas em alerta da madrugada às 15h da quinta-feira (12).

Conforme o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O alerta é amarelo, o de menor intensidade na escala do Inmet, então o risco de danos é baixo.

Contudo, como o território gaúcho convive com a fumaça vindas das queimadas no centro da América do Sul , pode ocorrer o fenômeno da “chuva preta”, já registrado em cidades da Região Sul do RS.

O aviso, por fim, não abrange todo o estado. Deve chover nas regiões dos Vales, Serra, Central, Noroeste, Fronteira Oeste, Costa Doce, além de Porto Alegre e Região Metropolitana (Veja no mapa abaixo).

Conforme a Climatempo, o avanço de uma frente fria na sexta-feira ajudará a limpar a atmosfera no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Contudo, redirecionará e concentrará a fumaça nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Mesmo assim, não há uma previsão concreta de melhora significativa na qualidade do ar, já que as queimadas devem continuar intensas.