Rio Grande do Sul - Além do alerta de acumulado de chuva para parte do Rio Grande do Sul, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo de tempestade, apontando “perigo potencial”.
Conforme a advertência, o risco é válido para todas as regiões do Rio Grande do Sul. O aviso iniciou na manhã desta quinta-feira (27) e segue válido até as 10h de sexta-feira (28).
A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. O alerta também aponta a possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo em pontos isolados.
O INMET considera baixo o risco para cortes de energia, danos em plantações e queda de árvores. No entanto, há necessidade de orienta atenção, especialmente em áreas abertas ou com vegetação frágil em caso de tempestades.
Caso ocorram rajadas de vento, a população não pode se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda. Também é indicado não usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante tempestades.
Em situações de emergência, os contatos indicados são a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- alerta de tempestade
- Alerta de temporal
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia