O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um novo alerta amarelo de chuvas intensas. A advertência está em vigor desde as 10h da manhã e segue vigente até as 23h59 desta terça-feira (5).
Conforme o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). O alerta amarelo aponta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As áreas em advertência conforme o alerta amarelo do Inmet são Noroeste, Norte, Serra gaúcha, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, região Carbonífera e região Central.
Mesmo com a chance baixa de transtornos, o Inmet orienta algumas instruções. São elas:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A indicação é acionar a Defesa Civil, no 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193, em caso de emergência.
O que diz a previsão do tempo
A previsão do tempo indica que as instabilidades seguem atuando no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (5). Conforme a Sema-RS, deve haver pancadas de chuva de moderadas a pontualmente fortes.
As chuvas serão companhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo. Ao longo do dia, as instabilidades avançam para as demais regiões do Estado.
A Defesa Civil do RS, no entanto, não publicou alerta até o momento.