O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, na manhã desta segunda-feira (30), um novo alerta de tempestades para o Rio Grande do Sul. O aviso entra em vigor a partir das 14h de hoje e vai até o meio de dia de amanhã (1º).
Conforme o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e chance de queda de granizo. O alerta é laranja, de média intensidade na escala do Inmet, então há risco de danos.
Além disso, este alerta não abrange todo o território gaúcho. Deve chover na Região Sul, na Campanha, parte da Região Central, na Costa Doce, na Fronteira Oeste e parte do Noroeste (confira no mapa abaixo).
Cuidados recomendados pelo Inmet
Conforme o Inmet, por fim, como o alerta é laranja, a situação demanda cuidados. Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, ainda, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. “Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, termina o comunicado do Inmet.
Virada do tempo no RS
Ontem (29), o Agora RS já havia informado que, na terça-feira (1º), as áreas de instabilidade associadas com a frente fria avançam para todas as regiões gaúchas. Assim, elas provocam uma virada do tempo. Há risco de temporais, com descargas elétricas e eventual queda de granizo.
Os acumulados de chuva podem voltar a serem expressivos. Entre a Campanha, o Sul do RS, a Costa Doce e a região metropolitana, os acumulados podem variar entre 30 a 75 milímetros.