O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, nesta segunda-feira (7), um alerta laranja de acumulado de chuva no Rio Grande do Sul. A advertência tem grau de severidade de “perigo”, o que indica risco moderado de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas vulneráveis.
+ Entre no canal de notícias do Agora RS no WhatsApp
Conforme o alerta, há risco de precipitação entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm no período de 24h. O alerta começou a valer às 9h10 da manhã desta segunda-feira (7) e se estende até as 10h de terça-feira (8).
As áreas em risco são Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, Costa Doce, Litoral Médio, Litoral Norte, região Metropolitana de Porto Alegre, região dos Vales, região Central. Também estão no alerta parte das regiões Noroeste, Norte e da Serra Gaúcha.
A orientação do INMET e da Defesa Civil é que a população evite enfrentar o mau tempo, observe sinais de alteração em encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em áreas com risco de inundação, recomenda-se proteger os pertences com sacos plásticos.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- alerta de chuvas intensas
- alerta de tempestade
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia