O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência, pelo terceiro dia seguido, para o risco de tempestades no Sul do RS. As áreas em alerta são a campanha, a região Sul, a Costa Doce, parte da região Central e parte da Fronteira Oeste. Previsão do tempo indica volumes elevados de precipitação no Sul gaúcho (leia após o mapa com áreas em alerta).
Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é considerado baixo.
Mesmo assim, o Inmet faz algumas recomendações. São elas:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
O alerta é classificado pelo Inmet como “Perigo Potencial”. Nele, recomenda-se cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. “Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, conclui o Inmet.
Veja as áreas sob a advertência
Regiões da Campanha, Sul, Costa Doce e parte da região Central e da Fronteira Oeste.
O que diz a previsão do tempo
A previsão do tempo indica que uma frente fria, que se desloca pelo oceano, continua dando suporte para o fluxo de umidade sobre a região Sul e próximo da Campanha ao longo desta terça-feira (27). Nessas regiões, há risco de temporais pontuais, com chuvas moderadas a fortes, rajadas de vento e também acumulados elevados, entre 50 a 70 mm ao longo do dia, devido à constância das chuvas.
No restante do Estado, o tempo se mantém estável e as temperaturas máximas ficam em torno dos 26 aos 30°C na maioria das regiões.