As previsões apontam retorno das tempestades ao Rio Grande do Sul nos próximos dias. O prognóstico vem após dois dias de estabilidade, frio intenso e pouca chuva no Estado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou uma série de alertas, alguns já em vigor, tanto para chuvas intensas como para ventanias no Estado.
Conforme o Agora RS adiantou, os alertas se devem à formação de um ciclone extratropical nesta segunda-feira (27). Conforme a previsão, novas áreas de instabilidade vão se formar por causa de áreas de baixa pressão atmosférica. Esses sistemas vão cruzar o território gaúcho em direção ao mar nesta segunda-feira.
No caminho, a umidade vai criar nuvens de chuva. Na terça-feira (28), o ciclone começa a avançar para o leste.
Ademais, ainda nesta segunda-feira (27), há previsão para chuvas intensas até a noite em áreas próximas da costa Leste do Estado. (Confira no mapa abaixo). “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h)”, diz o comunicado do Instituto. No extremo-Sul, estas chuvas adentram a madrugada.
Além disso, em áreas mais próximas da faixa central do território gaúcho, como a Região Central, Campanha, Norte e Noroeste, também há alerta para chuvas. No entanto, essas precipitações devem ir somente até o fim da tarde, além de serem menos fortes que as do Leste do Estado.
Ventanias
Por fim, há dois alertas para ventanias em áreas do Rio Grande do Sul. Todo o Litoral, inclusive a região da Lagoa dos Patos, está sob aviso de ventos costeiros até o meio-dia de amanhã (28).
E estes ventos devem avançar em direção ao continente. Durante o dia, o fenômeno atinge, ainda que de forma mais fraca, a Região Central, Vales, Serra, Porto Alegre e Campanha.