O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, na manhã desta terça-feira (3), dois alertas para ocorrência de chuvas em parte do Rio Grande do Sul. O primeiro aviso entra em vigor já na madrugada de amanhã (4) e a chuva deve atingir o estado pelo menos até o fim da quarta-feira.
Este primeiro alerta com início na madrugada se estende até o fim da tarde. Ele abrange áreas mais ao Sul, Centro, Campanha, Fronteira Oeste, Costa Doce e Noroeste (confira no mapa abaixo), com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).
O outro alerta entra em vigor no início da manhã. O aviso abrange as demais áreas do território gaúcho (confira no mapa abaixo), com a mesma quantidade de chuva do outro alerta. A diferença é que pode ocorrer queda de granizo.
Ambos os alertas são amarelos, o de menor intensidade na escala do Inmet. Logo, o risco de danos associados à chuva são baixos. A indicação é acionar a Defesa Civil, no 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193, em caso de emergência.
Queda nas temperaturas
O retorno da chuva virá acompanhado de novo declínio das temperaturas no Rio Grande do Sul. Do meio-dia da quarta-feira até o meio-dia do dia seguinte, haverá uma queda de 3°C a 5°C.
O aviso tem validade para todo o estado. O Inmet, por fim, diz que há leve risco para a saúde e também recomenda acionar a Defesa Civil em caso de necessidade.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Alerta
- Chuva
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- Tempestade