PERIGO POTENCIAL

Inmet adverte para risco de tempestade na Metade Sul do RS

Tempestades podem atingir a região Sul, Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva intensa, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.

Rio Grande do Sul - Parte da Metade Sul do Rio Grande do Sul tem alerta de tempestade nesta quarta-feira (5). Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) há perigo potencial de temporais na região Sul, parte da Campanha, além de parte da Fronteira Oeste, região Central e da Costa Doce.

O aviso é válido para esta quarta-feira (5), das 12h às 23h59. O alerta abrange municípios como Pelotas, Rio Grande, Bagé, Santana do Livramento, São Gabriel e Camaquã (veja mais no mapa abaixo).

A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com possibilidade de rajadas de vento de 40 a 60 km/h e queda de granizo em pontos isolados.

Há risco baixo de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, mas a situação requer precauções da população. O Inmet recomenda que moradores evitem áreas abertas, se abriguem durante as tempestades e não tentem atravessar vias alagadas.

Mapa destacando a área com alerta amarelo de tempestade no sul do RS, indicando regiões afetadas por condições climáticas severas.
Crédito: reprodução / Inmet