TEMPO INSTÁVEL

Inmet adverte para chuva forte em parte do RS

Alerta amarelo de chuvas intensas é válido até a manhã de terça-feira para municípios das regiões Noroeste, Norte e Serra Gaúcha.

Céu com nuvens escuras e chuva caindo, com uma torre de telecomunicações ao fundo.
Crédito: Fernando Dias / Seapi

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta segunda-feira (18), um alerta para chuvas intensas em parte do Rio Grande do Sul. O aviso, de nível amarelo, está em vigor desde as 10h e segue até as 10h desta terça-feira (19).

De acordo com o Inmet, as chuvas previstas podem atingir volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos com velocidades entre 40 e 60 km/h. Apesar do aviso amarelo — o de menor intensidade na escala do instituto —, o alerta reforça cuidados devido ao risco moderado de transtornos.

As regiões sob advertência incluem o Noroeste, o Norte e parte da Serra Gaúcha. Nas demais áreas do Estado, não há alertas válidos neste momento. Veja no mapa abaixo:

Crédito: reprodução / Inmet

No domingo, tempestades atingiram o Rio Grande do Sul, causando danos em seis municípios.

Orientações de segurança

Durante rajadas de vento, recomenda-se evitar a permanência sob árvores, devido ao risco de quedas. Estruturas como torres de energia e placas de propaganda também podem oferecer perigo. Além disso, o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada deve ser evitado durante chuvas intensas.

Para emergências ou mais informações, é possível contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

O que diz a previsão do tempo?

O avanço lento de uma frente fria, associado a um sistema de baixa pressão no Paraguai, traz chuvas moderadas a fortes, descargas elétricas e temporais isolados para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (18).

As instabilidades afetam principalmente a Costa Doce, o Centro, o Oeste e toda a metade Norte do Estado. Os acumulados de chuva devem variar entre 20 e 35 mm/dia em regiões como o Centro, Vales, Missões, Noroeste, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) e Litoral Norte. Nas demais áreas, os volumes são inferiores a 20 mm/dia.

Além das chuvas, há previsão de rajadas de vento entre 40 e 55 km/h em boa parte do território gaúcho, o que pode causar transtornos. O mar também está agitado.

Mesmo com a previsão de chuva, as temperaturas durante a tarde permanecem altas, variando entre 25°C e 34°C, mantendo o clima abafado.