O nível do Guaíba voltou a superar os 3 metros nesta segunda-feira (20). É a segunda vez no ano que a cota de inundação do Cais Mauá é ultrapassada. Em setembro, a cheia atingiu os 3,18 metros e se tornou a segunda maior desde 1941.
Conforme os dados da ANA (Agência Nacional de Águas), o Guaíba atingiu os 3,11 metros às 11h da manhã. Às 15h15, o nível da água chegou aos 3,23 metros. A tendência é que o nível siga subindo nas próximas horas. A operação do Catamarã foi suspensa.
O Cais Mauá, na área central de Porto Alegre, apresenta alagamentos. As comportas foram fechadas na manhã desta segunda-feira (20), em razão da subida do curso de água.
Com o fechamento das estruturas de proteção, quem transita pela via não terá a opção de acesso à João Moreira Maciel e Castelo Branco no sentido Bairro/Centro. O motorista deverá seguir pela Voluntários ou Farrapos para acessar o Centro Histórico.
Mas o motorista precisa ficar atento ao circular na avenida Voluntários da Pátria, principalmente na região da avenida São Pedro. Há vários pontos de alagamento, porque o sistema de esgoto pluvial está vertendo água devido ao nível do Guaíba.
Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), quem transitar pela João Moreira Maciel, por sua vez, não poderá retornar. O motorista deve continuar via Castelo Branco, sentido Bairro/Centro.
Famílias são retiradas de casa nas Ilhas
Por causa da enchente, moradores do bairro Arquipélago foram novamente impactados pela cheia. Um abrigo temporário foi montado na escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros. Ao menos 86 pessoas foram retiradas das suas casas, sendo 60 adultos e 26 crianças.
O Ginásio do Demhab também está pronto para servir como ponto de acolhimento emergencial e está apto a receber as famílias atingidas pela cheia.