BOLETIM

Guaíba pode ter leve elevação no final de semana, mas não chegará à cota de alerta

Principal preocupação diz respeito ao nível dos rios nos próximos dias devido às chuvas previstas, e por oscilações pelo efeito dos ventos

O IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) divulgou, nesta sexta-feira (5), mais um boletim relativo ao nível do Guaíba. Às 16h, o nível das águas estava em 2,97m, distante da cota de alerta, de 3,15m.

Segundo o Instituto, a tendência dos próximos dias é de manutenção dos níveis no final de semana, com pequenas elevações em função do vento. Em seguida, ao longo da próxima semana, a tendência geral é de diminuição dos níveis, mantendo-se abaixo da cota de alerta.

A expectativa leva em conta eventuais episódios de oscilação em função dos ventos e entradas de volumes afluentes pelas chuvas. Desta forma, a principal preocupação do momento são justamente as elevações adicionais dos níveis para acima das cotas de inundação e alerta. Isso devido a novas afluências dos rios nos próximos dias devido às chuvas previstas, e por oscilações causadas pelo efeito dos ventos.

Assim, os rios Taquari e Caí apresentam níveis baixos. Sinos segue elevado/moderado em descida lenta. Jacuí segue elevado em redução lenta. Gravataí em nível moderado com redução lenta. Não ocorreu precipitação com volume significativo nos últimos dias.

A Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul) definiu a cota de inundação do Guaíba em 3,60m pela na régua Usina do Gasômetro. O pico ocorreu no dia 5 de maio, em torno de 5,35m. Em seguida, houve um segundo pico em 14 de maio, em torno de 5,20m.

Previsão do tempo do IPH

As previsões meteorológicas mais atualizadas indicam chuvas de até 20mm nas próximas 24h na faixa central do RS cobrindo parte da bacia do Guaíba. O PIH publicou o boletim às 12h.

“Tempo chuvoso nos próximos 5 dias, com chuvas podendo superar 100 mm em partes do nordeste do estado. Mas não há previsão de volumes elevados de grande abrangência na bacia do Guaíba”, diz o comunicado. Por fim, previsões indicam ventos sobre o Guaíba e Laguna dos Patos predominando na direção sul durante a próxima semana, com intensidades de leve a forte.