O nível do Guaíba chegou aos 2,30 metros no Cais Mauá, conforme a Defesa Civil de Porto Alegre. O bairro Arquipélago apresenta pontos de inundação. A cota para alagamento nas Ilhas é de 2,10 metros. Na manhã desta quinta-feira (7) o Guaíba apresenta estabilidade e a tendência é que o nível recue nas próximas horas.
Por conta da cheia, diversas casas já estão alagadas no bairro. As ruas já apresentavam pontos de alagamento desde, pelo menos, terça-feira. No entanto, nenhuma família precisou sair de casa até o momento.
As previsões continuam indicando ventos favoráveis ao escoamento para a Lagoa dos Patos. Ontem, o vento soprava do quadrante Sul, impedindo o fluxo do Jacuí em direção à Lagoa e, posteriormente, ao mar. Hoje as rajadas estão soprando de Norte e Noroeste, favorecendo a descida das águas.
Conforme a Sala de Situação, para os próximos três dias, a previsão é de vento Nordeste. O quadrante ajuda no escoamento das águas. Porém, alerta o órgão, que as vazões vindas do Jacuí ainda estão muito altas.
Cheia também atinge Eldorado do Sul
A cheia que atinge o Delta do Jacuí também afeta a cidade de Eldorado do Sul, na região metropolitana. Conforme a Defesa Civil, casas já registraram alagamentos na manhã desta quinta. O bairro Cidade Verde é o mais atingido e seis famílias foram orientadas a deixar suas casas por conta da cheia.