CELL BROADCAST

Governo do RS pleiteia novo sistema de alertas via celular

Chamada "Cell Broadcast", a plataforma entrega uma mensagem de alerta na tela do celular ou smartphone sem a necessidade de cadastros.

Crédito: Divulgação / Anatel
Crédito: Divulgação / Anatel

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se reuniu nesta sexta-feira (24) com representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Durante o encontro o mandatário cobrou a implementação de uma nova tecnologia que permite a entrega de alertas a todos que têm um dispostivo celular.

Chamada “Cell Broadcast”, a plataforma entrega uma mensagem de alerta na tela do celular ou smartphone. O aviso de que a pessoa está em uma área de risco fica sobreposto ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular.

A depender do tipo de emergência, podem ser disparados avisos com sinais sonoros e vibrações, mesmo que o celular esteja no modo silencioso. Não há necessidade de cadastro prévio de usuários nem indicação de um CEP de interesse.

Os avisos “saltam” na tela e travam os smartphone. O usuário precisa confirmar a visualização do alerta para cessar a notificação. Tecnologias similares existem nos Estados Unidos e Japão.

“Estamos cobrando esse sistema da Anatel, que havia prometido a implementação para dezembro do ano passado. O cell broadcast é uma solução que faz aparecer na tela o alerta de inundação, vendaval ou qualquer outro tipo de situação que exija a atenção das pessoas”, explicou o governador.

Falta treinamento, admite Anatel

“O sistema foi finalizado e já testamos. Agora, é necessário fazer os treinamentos e os testes demonstrativos para que a população entenda como vai funcionar. Planejamos fazer em breve o lançamento em alguns municípios do projeto-piloto”, disse o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges.

“A nossa Defesa Civil está pronta para entrar em ação com esse novo sistema. Assim, poderemos avisar de forma ainda mais eficiente a população gaúcha em situações extremas como as que temos vivenciado. Nosso objetivo é proteger as pessoas”, acrescentou o governador.