SOS Rio Grande do Sul

Governo do RS divulga chave PIX oficial para receber doações após temporais

Os doadores devem ficar atentos aos dados: o nome do destinatário é <strong>"SOS Rio Grande do Sul"</strong> e que o <strong>banco destinatário é o Banrisul (Bco do Estado do RS S.A)</strong>.

Destruição causada pela chuva no município de Muçum. Fotos: Mauricio Tonetto / Palácio Piratini

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou, neste sábado (9), uma chave PIX oficial para o recebimento de doações. Os valores serão usados no atendimento aos milhares de gaúchos atingidos pelas fortes chuvas, que causaram a morte de 41 pessoas, deixaram 223 feridos e afetaram a vida de mais de 147 mil pessoas.

Conforme o Palácio Piratini, a conta “SOS Rio Grande do Sul” foi estabelecida, no Banrisul, para receber doações em dinheiro daqueles que quiserem ajudar as vítimas das enchentes. A chave PIX é o  CNPJ: 92.958.800/0001-38 e já está disponível para que empresas e pessoas físicas possam repassar qualquer valor de forma segura, em um canal oficial.

Os doadores devem ficar atentos aos dados da conta. O nome que tem que aparecer é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco destinatário é o Banrisul (Bco do Estado do RS S.A).

Conforme o governo do Estado, os valores serão geridos pelo Executivo em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária. A medida busca disponibilizar um canal seguro para canalizar as doações, que serão aplicadas de forma transparente, com auditoria e fiscalização do poder público. Podem ser feitas doações de qualquer valor.

O Estado já anunciou as primeiras medidas e aportes para a reconstrução das cidades, com R$ 1 bilhão em linhas especiais de crédito por meio do Banrisul, repasses de R$ 20 milhões para garantir o atendimento de saúde nas comunidades atingidas e ajuda financeira para as famílias mais vulneráveis por meio do programa Volta Por Cima.