CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Centro de previsão de eventos extremos é lançado em Rio Grande

Capitaneado pela Furg, o Ciex conta com uma estrutura para monitoramento, modelagem e previsão de eventos hidrometeorológicos

Foto: Freepik
Foto: Freepik
Corsan Aegea — campanha 300x280

O Ciex (Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos) foi lançado na terça-feira (4), durante o Rio Grande Summit, em Rio Grande. Capitaneado pela Furg (Universidade Federal do Rio Grande), o Ciex conta com uma estrutura para monitoramento, modelagem e previsão de eventos hidrometeorológicos.

O trabalho ocorre através da tecnologia Digital Twins (representação virtual de um sistema projetado para refletir com precisão um objeto físico).

Além disso, consolida os dados coletados em uma rede de estações e de linígrafos (medidores automatizados que registram variações na altura da lâmina de corpos d’água) na costa da Lagoa dos Patos. O sistema processa as informações na sede do centro e emite boletins para apoiar a gestão pública e a Defesa Civil.

Investimento do governo do Estado

O projeto recebeu investimento do governo do Estado de cerca de R$ 1,5 milhão em edital da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado) e está articulado à estratégia do Criec (Centro de Referência Internacional em Estudos Relacionados às Mudanças Climáticas), que é coordenado pela Sict (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia).

O dinheiro do edital teve como destino itens de custeio, capital e bolsas de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, com prazo de execução de até 36 meses.

Sobre o Criec

Coordenado pela Sict, o Criec foi lançado em agosto deste ano pelo governo do Estado. O programa busca promover soluções para que o Rio Grande do Sul possa se adaptar às mudanças climáticas.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.