VIOLENTA TEMPESTADE

Furacão Milton atinge a Flórida, com ventos de 193 km/h

Milton, de categoria 3 na escala que vai até 5, provoca chuva extrema, aumento do nível da maré e ventos destruidores.

Imagem mostra furacão Milton provocando tempestades na Flórida.
Imagem mostra furacão Milton provocando tempestades na Flórida. Crédito: reprodução / Weather.com

O furacão Milton tocou o solo da Flórida, nos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira (9). O ciclone tropical de categoria 3 na escala Saffir-Simpson provoca chuva extrema e ventos sustentados, ou seja contínuos, de até 193 km/h. A tempestade é considerada “a pior a atingir a Flórida em 100 anos”.

Milton tocou o solo americano por volta das 20h30 (21h30 em Brasília) próximo de Siesta Key, no condado de Sarasota, informou o NHC (Centro Nacional de Furacões). O olho da enorme tempestade começou a se mover para a costa, perto das cidades de Tampa e St. Petersburg.

Desde ontem, o estado fez ordens de evacuação ao longo de toda a costa oeste, devido ao perigo de vida causado pela chuva intensa e aumento da maré.

As previsões indicam chuvas superiores a 300 milímetros. Outra preocupação é com o mar, empurrado para terra firme pelos violentos ventos do ciclone. Alguns pontos podem ter 20 pés (cerca de 6 metros) de inundação. Por isso, os alertas para que as pessoas deixassem suas casas vieram um após o outro.

Na tentativa de se proteger, moradores das zonas de risco esvaziaram as prateleiras dos mercados e fixaram painéis de madeira em frente a portas e janelas. Milhões deixaram a Flórida antes da chegada da tempestade.

Mais de 779 mil clientes estão sem eletricidade em toda a Flórida por causa do furacão, conforme último balanço da companhia de energia.

O que é um furacão

Os furacões – também chamados de tufões – são ciclones tropicais. Esses sistemas possuem centenas de quilômetros e se formam em alto mar, especialmente em águas aquecidas próximas da linha do Equador. Essas tempestades demoram dias até se dissipar, via de regra após atingirem o continente.

Diferença entre furacão e tornado

A principal diferença entre furacão e tornado é a duração e o tamanho. Os tornados são fenômenos de curta duração, que podem durar alguns segundos ou até um pouco mais de uma hora. Já os furacões podem durar dias ou até semanas. 

Os tornados podem atingir até 2 quilômetros de diâmetro, enquanto os furacões têm diâmetro de centenas de quilômetros. Os primeiros se formam geralmente em terra, enquanto os furacões se formam nos oceanos.

Os tornados podem ser vistos inteiramente a olho nu, enquanto os furacões são grandes demais para isso. Dependendo do tamanho e onde você está, é possível ver o olho do furacão, a área onde não há ventos e chuva.