PROGNÓSTICO

Formação de ciclone: alerta segue amarelo em parte do RS

De acordo com a previsão, o novo ciclone vai se afastar rapidamente para alto mar durante a quinta-feira.

Crédito: Fernando Dias / Seapi

Na quarta-feira (26) ocorre a formação de uma frente fria e de um novo ciclone extratropical. Ele vai se formar junto ao litoral do Uruguai, mas não será severo (confira no vídeo abaixo).

Esse é o quarto sistema extratropical que se forma nas imediações do Rio Grande do Sul em cerca de um mês e meio, que gerou alertas laranja (perigo) e vermelho (grande perigo) do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Para o fenômeno desta quarta, o alerta é amarelo (perigo potencial) para uma parte do Rio Grande do Sul (confira no mapa abaixo). Os maiores volumes de chuva no Rio Grande do Sul devem ocorrer na Metade Sul do Estado, incluindo a Campanha e o Litoral sul.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, disse o Inmet.

Com o alerta amarelo do Inmet, segundo a Climatempo, o impacto deste ciclone não será igual aos outros de julho e junho, que causou grandes estragos e inundações em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

A Climatempo ressalta que este novo ciclone vai se afastar rapidamente para alto mar durante a quinta-feira (27).

Assim, sua influência sobre o Rio Grande do Sul diminui rapidamente, mas ventos moderados poderão ocorrer no litoral gaúcho na quinta.

Já nesta terça-feira (25), a baixa pressão reforça a instabilidade do tempo sobre a metade Sul do Estado, e temporais pontuais, com chuva moderada a forte acompanhada de trovoadas, não estão descartados. Os acumulados de chuva variam de 30 a 45 mm/dia, pontualmente entre Campanha e Sul gaúcho.

Alerta Amarelo: Ciclone deve provocar chuva intensa e rajadas de ventos em cidades na área destacada. Crédito: Inmet

 

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).