BOLETIM METEOROLÓGICO

Fim de semana terá sol, mas chuva volta ao RS na próxima semana

Os dados são do Boletim Integrado Agrometeorológico, publicado pela Secretaria da Agricultura, Emater/RS e Irga.

Praça da Alfândega, em Porto Alegre. Ao fundo, edifício Santa Cruz. Crédito: Leonardo Severo / Agora RS
Praça da Alfândega, em Porto Alegre. Ao fundo, edifício Santa Cruz. Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

O tempo estável, com sol e poucas nuvens predomina no Rio Grande do Sul neste fim de semana, aponta a previsão do tempo. No início da próxima semana, porém, novas áreas de instabilidade devem trazer chuva para a Metade Norte do Estado.

Os dados são do Boletim Integrado Agrometeorológico 40/2024, da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz). Confira como fica o tempo no RS.

Nesta sexta-feira (4), um sistema de alta pressão atmosférica (anticiclone) segue atuando no Rio Grande do Sul. O sol predomina durante todo o dia, com temperaturas mais amenas sendo observadas no decorrer do dia.

Entre o sábado e (5) e o domingo (6), o sistema de alta pressão segue atuando no Rio Grande do Sul. Por isso, o tempo deverá seguir estável, com temperaturas mais elevadas sendo observadas em relação aos últimos dias.

Chuva a partir de segunda-feira

Na segunda-feira (7), uma nova área de baixa pressão, associada a um cavado, influencia o tempo no Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva em quase todas as regiões gaúchas. No decorrer do dia, as temperaturas deverão ser mais amenas.

Na terça-feira (8), áreas de instabilidade se formam sobre o território gaúcho. Chove de forma fraca a moderada em parte da Região da Fronteira Oeste, Região das Missões, parte da Região Central, Região Noroeste e parte da Região Norte. As temperaturas deverão apresentar um leve declínio na maioria das regiões. Há previsão de ventos intensos do quadrante nordeste sobre a Região Sul.

Na quarta-feira (9), o vórtice ciclônico dá origem a uma frente fria. O sistema provoca chuvas de intensidade moderada sobre as regiões da Fronteira Oeste e parte da Região das Missões. As temperaturas deverão seguir em leve declínio, por conta da intensidade dos ventos vindos do oceano de quadrante nordeste ao longo de todo o litoral gaúcho.

Volume de chuva

Os prognósticos indicam chuvas de intensidade fraca a moderada na metade Norte do estado, com volumes mais baixos ao longo do litoral. As precipitações devem variar de 2 mm na Região Central, aumentando progressivamente em direção ao Norte, onde podem atingir até 50 mm em áreas isoladas.