Agora no Tempo

Estiagem prossegue na faixa Oeste do RS, aponta boletim meteorológico

Foto: Felipe Lorensini / Emater
Foto: Felipe Lorensini / Emater

A estiagem segue afetando a faixa Oeste do Rio Grande do Sul, enquanto outras regiões do estado terão a retomada das chuvas nos próximos dias. Os dados são do Boletim Integrado Agrometeorológico 5/2025, ivulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).

Conforme o boletim, a Fronteira Oeste e Missões seguirão sem previsão de precipitação, enquanto a instabilidade aumentará no Norte e na Serra Gaúcha. Confira os detalhes da previsão do tempo para os próximos dias no RS.

Previsão detalhada por dia

Sexta-feira (31/1)

Uma área de baixa pressão se intensificará entre o Paraguai e a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, favorecendo chuva fraca a moderada no Norte e nos Campos de Cima da Serra. Na Fronteira Oeste e Missões, o tempo segue seco, agravando o cenário de estiagem.

Sábado (1º/2) e domingo (2/2)

O tempo seguirá instável na Serra Gaúcha, enquanto a elevação das temperaturas contribuirá para a diminuição da nebulosidade e para um cenário mais seco no restante do estado. Na Fronteira Oeste, a estiagem persiste, sem previsão de chuva.

Segunda-feira (3/2) e terça-feira (4/2)

O avanço da umidade transportada por um sistema de alta pressão atmosférica no oceano trará precipitação para as regiões Norte e Campos de Cima da Serra. No entanto, a falta de chuvas na Fronteira Oeste se mantém.

Quarta-feira (5/2)

Uma frente fria se formará no Uruguai e avançará sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuvas no Sul, Campanha e Serra Gaúcha. Mesmo com a aproximação do sistema, não há previsão de chuvas significativas na Fronteira Oeste e Missões.

Volumes de chuva esperados

O prognóstico indica volumes expressivos de chuva em algumas regiões, mas a estiagem persistirá na faixa Oeste do estado. Confira os acumulados previstos:

  • Norte, Campos de Cima da Serra e Serra Gaúcha – Acumulados entre 10 e 50 mm;
  • Faixa litorânea entre Mostardas e a Região Metropolitana – Volumes de até 100 mm;
  • Região Sul – Chuvas entre 10 e 20 mm;
  • Regiões Central, Metropolitana, dos Vales, Noroeste, Planalto e parte da Fronteira Oeste – Acumulados entre 1 e 5 mm;
  • Fronteira Oeste e MissõesSem previsão de precipitação, mantendo o cenário de estiagem.