
Desde a primavera de 2025, as análises de longo prazo dos principais centros de monitoramento do clima global, apontavam para o desenvolvimento de um novo episódio de El Niño durante o ano de 2026. Esta tendência vem ganhando força nas análises mais recentes, relata a Climatempo.
“O fraco fenômeno La Niña que se formou no oceano Pacífico Equatorial, em meados da primavera de 2025, teve pouco impacto no início do verão de 2026 e tende a enfraquecer cada vez mais até fevereiro”, diz a Climatempo.
De moderada a forte intensidade
O El Niño deste ano deve se desenvolver entre o final do outono e início do inverno. O aquecimento começa antes, já a partir de março. Possivelmente o El Niño 2026 será semelhante ao de 2023, com início acelerado. A expectativa é de que seja um evento, no mínimo, de moderada a forte intensidade.
As projeções oficiais mais recentes da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional/EUA), já indicam probabilidade maior de um El Niño moderado ou mais intenso do que de um evento forte, para o período agosto, setembro e outubro. Normalmente o pico costuma ser entre novembro e janeiro.
Temporais na primavera
O Sul do país fica mais tempestuoso e mais nublado já no inverno. Mas eventos de chuva abrangente, com risco de enchentes, além dos fortes temporais e CCMs (Complexos Convectivos de Meso Escala) tendem a aumentar expressivamente na primavera. Parte desta instabilidade da Região Sul poderá ser sentida também nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
El Niño
No Brasil, o fenômeno El Niño deixa o ar mais quente e faz com que a chuva ocorra de forma irregular, na maior parte do país. Mas o ninho aumenta a chuva no Rio Grande do Sul e também no extremo norte do país.
El Niño é um fenômeno caracterizado pelo aquecimento, por vários meses consecutivos, da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru.
Uma das maiores preocupações com El Niño é o aumento dos eventos de temporais severos, porque o ar e o oceano ficam mais quentes. Os dois anos mais quentes já registrados no planeta Terra, desde as medições do período pré-industrial (1850 a 1900), foram 2024 e 2023, anos de um forte El Niño.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.