PREVISÃO DO TEMPO

Domingo será de chuva forte em parte do RS

Passadas as chuvas, tendência é que tempo estabilize durante a próxima semana

A previsão do tempo indica chuva no Rio Grande do Sul neste domingo (14). As informações são da Sala de Situação da Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul).

Conforme a secretaria, no domingo (14), haverá instabilidades em boa parte do Estado. A exceção são áreas do extremo-Sul, da Fronteira Oeste e do Noroeste. A situação do clima é causada pelo avanço da baixa pressão para o oceano aliado à circulação marítima em direção à costa gaúcha.

Assim, a chuva deve ocorrer de forma moderada a forte, e com descargas elétricas, em áreas da metade leste, do Centro e parte da Campanha. Os volumes ficam em torno dos 30 a 70mm/dia na Campanha, próximo ao Centro e Vales, na Região Metropolitana, na Costa Doce e no Sul.

Mas os maiores acumulados devem ocorrer no Litoral Nédio/Norte, onde o volume deve ultrapassar os 100mm/dia. Nestes locais, a chuva deve ser persistentes. Além disso, os ventos irão variar entre 40 e 60km/h, deixando o mar com risco de ressaca.

Dias seguintes

Na segunda-feira (15), a circulação marítima mantém o tempo instável com chuviscos nas regiões Centro, Vales, Serra e Costa Doce. Já no Litoral Norte, as chuvas continuam persistentes com acumulados em média de 30 a 45mm/dia. Os ventos variam entre 30 e 50km/h na metade Norte e Sul gaúcho, e o mar permanece agitado, mantendo-se a condição de ressaca no Litoral Médio e Norte.

A tendência é que, na terça-feira (16), a circulação marítima mantenha o tempo instável com chuviscos/chuva fraca nas regiões da Serra, Litoral Norte e Costa Doce. Os acumulados variam entre 5e10mm/dia. Os ventos variam entre 35 e 55km/h na metade Sul e Litoral gaúcho.

Tendência de estabilidade

Mesmo com algum registro de chuva fraca, após o domingo, a tendência dos próximos dias é de estabilidade.  É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 28/2024. A autoria é da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).

Conforme o documento, o tempo estável retornará gradativamente por influência do anticiclone migratório. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas ao longo do dia.