ALERTA METEOROLÓGICO

Defesa Civil faz alerta para chuva forte e temporais no RS

A advertência diz respeito a possibilidade de chuvas fortes, com grandes acumulados, e temporais no RS entre sexta (6) e sábado (7).

Vista do Cais do Porto em Porto Alegre, destacando o imponente céu cinza e o cais de pedra ao lado da água serena.
Crédito: Joel Vargas / PMPA

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul publicou, nesta quarta-feira (4), um alerta meteorológico. A advertência diz respeito a possibilidade de chuvas fortes, com grandes acumulados de precipitação, e temporais no território gaúcho entre sexta (6) e sábado (7). Em apenas três dias, algumas cidades do RS podem ter de 100 a 140 mm (milímetros) de chuva.

Conforme a Defesa Civil, na sexta-feira (6), um sistema de baixa pressão aliado a uma frente fria e o aporte de calor e umidade vindos do Norte do país, contribuem para instabilidades. As nuvens de chuva provocam precipitação de moderada a pontualmente forte e, portanto, acompanhada de descargas elétricas e temporais isolados com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento em todo o Rio Grande do Sul.

Áreas com risco meteorológico

Mapa do estado do Rio Grande do Sul mostrando áreas com risco meteorológico, com diferentes níveis de alerta e vigência para 6/12 a 7/12.
Mapa do estado do Rio Grande do Sul mostrando áreas com risco meteorológico, com diferentes níveis de alerta e vigência para 6/12 a 7/12. Crédito: Defesa Civil / Divulgação

Os acumulados ficam entre 60 a 80 mm/dia (milímetros por dia), podendo atingir pontualmente os 100 mm/dia em áreas da Campanha e Sul. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 60 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 60 a 80 km/h, podendo atingir os 90 km/h associados às instabilidades, conforme o alerta da Defesa Civil.

No sábado (7), as instabilidades com chuva intensa e persistente. Há risco de descargas elétricas, rajadas de vento e temporais isolados atuam na metade Norte do Estado. Os acumulados ficam entre 40 e 80 mm/dia, podendo atingir pontualmente 125 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Nordeste. As rajadas de vento ficam entre 50 a 60 km/h, podendo ultrapassar os 70 km/h associados às instabilidades.

Conforme a previsão, a tendência é que, ao longo do domingo (8), ainda ocorram eventuais pancadas de chuva. Com precipitações fraca a moderada no Norte e Nordeste gaúcho. Os acumulados podem variar entre 20 a 30 mm/dia.

Alerta hidrológico

A Defesa Civil também expediu um alerta hidrológico, em função dos acumulados de chuvas previstos.

Mapa das áreas com risco hidrológico no Rio Grande do Sul, exibindo regiões em diferentes níveis de alerta para inundações de 6 a 7 de dezembro.
Mapa das áreas com risco hidrológico no Rio Grande do Sul, níveis de alerta para inundações de 6 a 7 de dezembro. Crédito: Defesa Civil / Divulgação

O órgão indica o grau de ALERTA (cidades em amarelo no mapa hidrológico) para as seguintes bacias hidrográficas do estado: Quaraí, Santa Maria, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Piratinim, Ijuí, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Várzea, Passo Fundo, Apuaê-Inhandava, Alto e Baixo Jacuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Mampituba, Tramandaí.

Nessa condição de alerta, atenta-se para risco de elevação em arroios, córregos, lagoas e rios menores. Ao passo que possibilidade de cheias desses corpos hídricos, que o monitoramento não contempla, além do risco de alagamentos pontuais em perímetros urbanos. Esses eventos devem ocorrer em locais onde a chuva apresentar maior intensidade, conforme a Defesa Civil.