Defesa Civil emite alerta para cheia do rio Ibirapuitã, em Alegrete

Conforme o órgão de proteção civil, o rio Ibirapuitã está acima da cota e segue em tendência de elevação em Alegrete.

Defesa Civil monitora nível do rio Ibirapuitã, em Alegrete. Foto: Prefeitura do Alegrete / Divulgação

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de cheia do rio Ibirapuitã, que banha o município de Alegrete, na Fronteira Oeste, na manhã desta quarta-feira (27). O nível do afluente do rio Uruguai tem subido rapidamente nos últimos três dias em razão das chuvas na região.

Conforme o órgão de proteção civil, o curso d’água está acima da cota e segue em tendência de elevação. Dados da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), por meio da Sala de Situação, o rio Ibirapuitã estava com 9,89 metros na estação fluviométrica instalada no bairro Vila Nova às 10h15 da manhã de hoje. Até domingo passado, o Ibirapuitã apresentava nível próximo a 1,5 metro.

A vazão do rio está em 745 metros cúbicos de água por segundo. No domingo, quando o nível estava baixo, o fluxo de água é entre 15 a 30 metros cúbicos por segundo, de acordo com os dados disponíveis na plataforma da SEMA.

Alegrete também contabiliza danos causados por um temporal na segunda-feira (25). Muitas residências precisaram de lonas, devido a destelhamentos. Também houve atendimentos em função de quedas de árvores em vias públicas e relatos de possibilidades de incêndios em postes de luz, demandas encaminhadas à RGE e ao Corpo de Bombeiros.