Rio Grande do Sul - A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, no final da tarde desta quarta-feira (9), a lista de municípios que registraram danos em decorrência do mau tempo. Até as 18h25, seis cidades gaúchas confirmaram ocorrências como alagamentos, destelhamentos e movimentações de massa.
Chuí tem alagamentos e poste em risco de queda
No município de Chuí, no extremo Sul do Estado, foram identificados alagamentos em vias públicas. A Secretaria de Obras atuou com equipes e maquinário para desobstrução de bueiros. A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil também reportou que o Arroio Chuí subiu cerca de um metro. Além disso, há registro de poste de alta tensão com risco de queda, o que motivou alerta à comunidade local.
Encantado registra movimentação de massa em área habitada
Em Encantado, a Defesa Civil orientou moradores a deixarem suas casas devido à ocorrência de movimentação de massa em zona residencial. A decisão foi tomada de forma preventiva até que uma equipe técnica composta por geólogo e engenheiro da Prefeitura avalie os riscos. Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros Militar resgatou animais domésticos. Até o momento, os registros apontam apenas danos materiais, sob análise conjunta das autoridades municipais.
Destelhamentos em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar
O município de Rio Grande reportou destelhamentos em residências e queda de galhos de árvores, causados pelos ventos fortes que atingiram a região ao longo do dia.
Já em Santa Vitória do Palmar, duas residências foram atingidas: uma foi parcialmente destelhada, enquanto outra sofreu alagamento em razão do entupimento de esgoto. As informações foram repassadas pela 4ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil.
Resgates e alagamentos em Cidreira e Balneário Pinhal
Em Cidreira, no Litoral Norte, a 10ª Coordenadoria Regional confirmou alagamentos na Rua Begônia, no bairro Costa do Sol. Uma família foi retirada de casa devido à água acumulada, sendo realojada em uma residência próxima.
Em Balneário Pinhal, foram realizados atendimentos de emergência. Em uma das ocorrências, uma idosa foi retirada da residência e levada ao Pronto Atendimento 24h após um mal súbito. Em outro ponto, uma mulher e um cachorro foram resgatados de uma casa alagada. Também houve a remoção de uma idosa e sua filha, pela mesma condição.
As equipes da Defesa Civil seguem em monitoramento e atuação nas regiões atingidas.