PRIMEIROS REGISTROS

Defesa Civil relata danos causados pela chuva em cidades do RS

Tempestades devem prosseguir até a manhã de sexta-feira (23), acompanhadas de um declínio nas temperaturas.

A Defesa Civil estadual reportou, na tarde desta quinta-feira (22), uma série de danos causados pelas tempestades que atingem o estado. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as tempestades devem prosseguir até a manhã de sexta-feira (23), acompanhadas de um declínio nas temperaturas.

Até o momento, quatro municípios comunicaram efeitos da chuva. São eles: Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo; Pinheiro Machado, na Campanha; e Canguçu e Piratini, ambos na Região Sul.

Encruzilhada do Sul registrou ventos de 40 a 45 km/h. Além disso, oito residências reportaram danos, com cerca de 30 pessoas afetadas nas localidades de Vau dos Prestes e Arranjo. Também foi informado a respeito de destelhamentos e quedas de árvores. Equipes do município estão realizando levantamento dos danos.

Pinheiro Machado reportou chuvas intensas e sobre localidades que estariam sem acesso devido à chuva.

Canguçu reportou ventos de 54 km/h. Residências teriam sido afetadas na localidade do 3° Distrito. Também há relatos de destelhamentos e quedas de árvores. Equipes do município estão fazendo levantamento dos danos.

Além disso, em Canguçu houve danos em uma escola municipal, de acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil da cidade. Houve destelhamento parcial do prédio, o que ocasionou com que entrasse um pouco de água em salas e corredores.

Piratini reportou chuvas intensas; de acordo com a Defesa Civil do município, pontes ficaram submersas. Estão aguardando a baixa das águas para verificar detalhadamente se houve danos. Sem acesso a diversas localidades rurais do município.