Canoas - A tempestade que atingiu a região metropolitana de Porto Alegre na tarde de segunda-feira (31) também causou inúimeros danos em Canoas. Os ventos fortes, que chegaram a 100 km/h na Base Aérea, causaram prejuízos significativos em residências, escolas e postos de saúde. A tempestade também deixou pontos da cidade sem fornecimento de energia elétrica.
Conforme balanço parcial da Prefeitura, 292 residências tiveram destelhamento. Também houve queda de 66 árvores, além de cinco postos de saúde e dois centros esportivos com avarias nos telhados.
Entre os bairros mais atingidos estão Rio Branco, Fátima, Harmonia, Niterói, São Luiz, Mathias Velho, Mato Grande, Vila Cerne, Cinco Colônias, Santo Operário e Igara. Algumas dessas regiões seguem parcialmente sem energia elétrica.
Ao todo, 35 escolas do município tiveram algum tipo de dano. Somente as EMEIs Carrossel e Vó Picucha, e a EMEF Max Adolfo Oderich, ainda recebem consertos na estrutura física danificada pela força dos ventos.
Além dos danos materiais, 11 pessoas precisaram deixar suas casas e estão acolhidas por familiares. Até o momento, não há registro de feridos, desabrigados ou óbitos.
A Prefeitura de Canoas informou que o decreto de emergência está em avaliação. E alertou que novas medidas podem ser anunciadas conforme o avanço do levantamento de danos.