ALERTA METEOROLÓGICO

Defesa Civil e Inmet alertam para temporais neste domingo no RS

Órgãos preveem chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo em parte do estado.

Crédito: reprodução de vídeo / Agora RS
Crédito: reprodução de vídeo / Agora RS

Rio Grande do Sul - A Defesa Civil estadual publicou um alerta de temporais para parte do RS neste domingo (9). O aviso já está em vigor e vai até 19h de hoje.

O Órgão prevê chuva e ventos fortes, com raios e queda granizo. Além disso, a Defesa Civil projeta que algumas localidades podem ter alagamentos em função das precipitações.

Essa chuva mais forte não deve atingir todo o território gaúcho. Este alerta é válido para Norte, Noroeste e Nordeste do Estado (Confira no mapa abaixo).

“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança. Em caso de emergência ligue 190 ou 193”, diz a Defesa Civil em comunicado.

Alerta laranja do Inmet

Na mesma linha da Defesa Civil, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de tempestades para as mesmas áreas. Mas esse aviso se estende até a manhã de segunda-feira (10).

Em laranja, área de abrangência do alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

O Instituto prevê volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O alerta é laranja, de média intensidade, então há risco de danos.

Também há previsão de chuva, mas em menor intensidade, para praticamente toda a faixa norte do RS mais a Costa Doce. Para estas regiões a chuva deve durar até às 23h.

Instruções do Inmet

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).