REGIÃO SUL

Defesa Civil reforça alerta para nível alto da Lagoa dos Patos e ressaca na região costeira

Na Região Sul, o nível da água já estava alto e ainda havia previsão de chuvas para a manhã desta terça-feira (28)

Praça infantil alagada nas Doquinhas, zona do Porto de Pelotas, em imagem da manhã de quinta-feira (23) - Foto: Foto: Janine Tomberg
Praça infantil alagada nas Doquinhas, zona do Porto de Pelotas, em imagem da manhã de quinta-feira (23) - Foto: Foto: Janine Tomberg

O nível da Lagoa dos Patos segue em patamares bastante altos. Na manhã de ontem (27), última medição divulgada pela Defesa Civil, a água atingiu 2,50m na Praia do Laranjal. A cota de inundação é de 1,30m.

Além disso, a Região Sul, incluindo Pelotas e Rio Grande, seguia até a manhã desta terça-feira (28), com alerta para tempestades. “Defesa Civil alerta para chuvas fortes e persistentes, com risco de alagamentos e ventos acima dos 80 km/h. Válido até as 10h”, comunicou a Defesa Civil.

Diante deste quadro, estas áreas permanecem com em atenção para os riscos associados não só às tempestades, como também da própria manutenção da água em nível alto. “Alerta para elevação dos níveis dos lagos e da Laguna, e possibilidade de ressaca nas regiões costeiras”, disse também a Defesa Civil. Este alerta tem validade até às 19h de hoje.

A Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos aos níveis elevados da água. A recomendação é que moradores de áreas com histórico de alagamentos ou inundações, procurem sair com antecedência das áreas de risco e fique em local seguro.

“Informe-se sobre medidas de prevenção junto à Prefeitura da sua cidade: como agir, rotas de fuga, locais de abrigo. Emergência ligue 190/193”, conclui, por fim, o órgão.