A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma advertência para a possibilidade de temporais no Estado. O alerta é válido entre a noite desta terça-feira (8) e a manhã de quarta (9), em razão do deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica, combinado com um fluxo de umidade.
Há risco de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As regiões em alerta são a Fronteira Oeste, a região Central, o Noroeste do RS, o Norte, parte da Serra e parte das regiões do Vale do Caí, Paranhana e Sinos.
O alerta é válido até as 10h, assim como o emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) durante o período da manhã. Em caso de emergência, devem ser acionados os bombeiros pelo telefone 193 ou a Brigada Militar pelo 190.
De acordo com o meteorologista Lucas Fagundes, da Sala de Situação do RS, instabilidades associadas a uma região de baixa pressão causam chuva de intensidade moderada a forte na metade norte, com os acumulados variando entre 30 aos 45 mm/dia, e isoladamente 65 mm/dia nesta quarta-feira.
Ao longo da quinta-feira (10), as chuvas diminuem sobre o território gaúcho, mas voltam a se intensificar durante a noite sobre o Oeste, Centro e Noroeste gaúcho com chance de temporais pontuais com rajadas de ventos e queda de granizo.
Na sexta (11), as instabilidades ganham força durante a madrugada e não se descarta tempo severo sobre a metade Norte do Estado. Os acumulados devem ficar entre 30 a 40 mm/dia e pontualmente 60 mm/dia. A tendência é que as instabilidades se afastem para o oceano ao longo do sábado (12).