O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiram advertências para temporais no Rio Grande do Sul neste sábado. Ambos órgãos advertem para risco de chuvas intensas e até granizo isolado.
Conforme o CPTEC, haverão condições favoráveis para forte pancada de chuva neste sábado. A instabilidade será acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Toda a faixa Norte do Estado está sob o alerta.
Já entre o Sul de MS, PR, SC e o RS a chuva forte ocorrerá desde o período da madrugada, conforme o órgão. Já em parte da região Sudeste do país, a chuva forte ocorrerá a partir da tarde.
No alerta do INMET, apenas a fronteira com o Uruguai não está sob a advertência. Segundo o Instituto, podem ocorrer pancadas de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também podem ocorrer ventos intensos de 60 a 100 Km/h, e queda de granizo.
O INMET acrescenta que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. De acordo com a advertência, haverá risco até o final do dia.
Para Porto Alegre, o Sistema Ceic-Metroclima não emitiu advertência. O órgão pontou apenas que “a instabilidade retorna com pancadas de chuva. Não se afasta chuva forte”.