
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, nesta quinta-feira (6), o boletim meteorológico que aponta a passagem de um ciclone extratropical pelo Estado. O fenômeno deve provocar chuvas intensas, ventos muito fortes e risco de tempestades severas entre sexta (7) e sábado (8).
De acordo com o novo informe, as áreas com maior risco são o Noroeste, Norte e Nordeste gaúcho (faixa entre Serra e Litoral Norte). O novo boletim reforça o risco de rajadas de vento acima de 100 km/h, granizo de grande porte, chuva intensa em curto período e formação de vendavais.
Regiões em alerta vermelho
Na sexta-feira (7), o ciclone atinge principalmente as regiões Noroeste, Norte e o Nordeste do Estado. Nesses locais, há possibilidade de ventos superiores a 100 km/h, com alto potencial para formação de tempestades severas e ocorrência de granizo.
Os acumulados de chuva podem alcançar 150 mm (milímetros) na região Central. E volumes entre 60 mm e 100 mm em boa parte da metade Norte, especialmente entre a madrugada e o início da tarde de sexta (7).
Nas demais áreas do Estado, os volumes ficam entre 10 mm e 80 mm. As rajadas de vento devem variar de 50 a 85 km/h. Mas há possibilidade do vento ultrapassar os 100 km/h no Litoral Médio, Litoral Norte e na Costa Doce.
Vento persistente e chuva até sábado
A atuação do ciclone sobre o oceano seguirá influenciando o clima no Estado na madrugada e manhã de sábado (8). A previsão é de chuvas moderadas a fortes na Costa Doce, no Litoral Norte, no Litoral Médio e na região metropolitana de Porto Alegre. Os acumulados variam de 30 mm a 60 mm.
O vento também continua forte, com rajadas de até 100 km/h em regiões como o Litoral Norte, Costa Doce, região metropolitana e parte do Sul do Estado.
A tendência para o domingo (9) é de retorno do tempo firme, com a presença do sol e variação de nuvens, por influência de uma área de alta pressão atmosférica.
Risco de cheias
A condição atual dos rios no Estado segue em níveis normais ou baixos. No entanto, as chuvas intensas previstas para sexta e sábado elevam o risco de cheias rápidas em arroios e pequenos rios, além de enxurradas e alagamentos nas áreas urbanas.
A maior preocupação é com a bacia do rio Caí, onde há risco de transbordamento em cidades como São Sebastião do Caí e Montenegro. A bacia do rio dos Sinos está em atenção, um grau a menos do que ontem, quando também estava em alerta.
O mapa hidrológico da Defesa Civil classifica parte do Estado em condição de Atenção e Alerta, com base na resposta rápida das bacias e intensidade prevista da chuva.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Ciclone extratropical
- Defesa Civil do RS
- Temporal
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.
