DEFESA CIVIL

Sobe para 12 número de municípios do RS com registro de danos após passagem de ciclone

Nas últimas 12 horas, alguns municípios registraram acumulados acima dos 80mm. Institutos prevêem chuva no RS até quarta (10)

Foto: Maria Eduarda Schiavenin/Prefeitura de Flores da Cunha
Foto: Maria Eduarda Schiavenin/Prefeitura de Flores da Cunha

A Defesa Civil estadual atualizou, na manhã desta terça-feira (9), os dados do tempo referentes a passagem do ciclone no Rio Grande do Sul. Nesse momento, a conta da segunda-feira (8), 12 municípios têm algum tipo de ocorrência em virtude do mau tempo.

Relação de municípios com danos

  1. Antônio Prado: informou danos em telhados de quatro residências e queda de árvores. Bombeiros voluntários deslocaram ao local para entrega de lonas e corte de árvores. (8/12 – 21h04)
  2. Barão: informou falta de energia elétrica em todo município, além de fogo em uma residência (informações preliminares apontam curto após a reativação da energia). Família foi alojada em outra reisdência. (9/12 – 8h32)
  3. Estrela: informou que o telhado de um galpão atingiu a rede de energia de Linha São Jacó Bainha, no interior. Defesa Civil municipal e Coordenadoria Regional já acionaram concessionária de energia para atendimento técnico. (8/12 – 21h43)
  4. Farroupilha: informou danos em telhado de uma residência, deixando a família desalojada, e falta de energia em pontos de três bairros em função de queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil do município deslocaram ao local para distribuição de lonas e corte de árvores. (8/12 – 21h06)
  5. Flores da Cunha: informou danos em 43 residências, no telhado da Igreja da Comunidade, UBS, escola e comércios da localidade de Alfredo Chaves, interior do município. Equipes acompanham a situação e levantamento segue sendo feito no local. (8/12 – 22h05)
  6. Gentil: informou danos em telhados de quatro residências e árvores caídas. Defesa Civil do município está distribuindo lonas e máquinas fazem remoção de materiais. (8/12 – 19h)
  7. Lajeado: informou dano em telhado de um prédio no bairro Florestal. Equipes seguem realizando levantamento para identificar outros possíveis danos. (8/12 – 20h08)
  8. Nova Pádua: informou danos em telhados de três residências, queda de árvores e falta de energia elétrica. Bombeiros e Defesa Civil municipal deslocaram até o local para distribuição de lonas, limpeza urbana e corte de árvores. Quatro pessoas foram alojadas na casa de familiares. (8/12 – 22h05)
  9. Pinto Bandeira: informou danos em telhados em duas residências. Defesa Civil municipal deslocou ao local para entrega de lonas. (8/12 – 21h01)
  10. São Vendelino: informou queda de árvores, obstrução de algumas vias e falta de energia elétrica. Equipes trabalham para restabelecer a normalidade. (8/12 – 20h56)
  11. Taquari: informou árvore caída em cima de uma residência. Árvore foi cortada para colocação de lona. (9/12 – 8h26)
  12. Teutônia: informou danos em telhados de três residências e queda de árvores. Uma pessoa foi alojada na casa de familiares. (8/12 – 20h58)

Dados do tempo

Nas últimas 12 horas os municípios com maiores acumulados são Cruzeiro do Sul (104,6mm) e São Sepé (100.6mm). Além destes dois municípios, Venâncio Aires (97.4mm), Passa Sete (89.6mm), Quevedos (87.8mm), Cachoeira do Sul (85mm), Estrela (85mm) e Caçapava do Sul (82mm) também tiveram volume de chuva acima dos 80mm.

Previsão

Conforme o CMDEC (Centro de Monitoramento da Defesa Civil), o ciclone extratropical se desloca pelo Rio Grande do Sul em direção à costa gaúcha. O fenômeno ainda favorece chuva pontualmente intensa com raios em praticamente todo o Estado.

Ao final do período, os acumulados podem variar entre 40 e 100 mm/dia, podendo chegar aos 120 mm/dia no Sul, Costa Doce, Centro e Litoral Norte. As rajadas de vento associadas às instabilidades variam entre 60 e 80 km/h, e há condições para queda de granizo isolado no Norte, Vales, Serra, e Nordeste.

Já os ventos relacionados ao ciclone superam os 90 km/h na região Sul, e Litorais Sul e Médio.

A projeção é acompanhada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O Instituto colocou boa parte do território gaúcho em alerta laranja para tempestades até a manhã de quarta-feira (10). Além da chuva, toda região costeira está em alerta vermelho para fortes rajadas de vento.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.