Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

BOLETIM

Temporais causaram danos em nove municípios do RS na segunda-feira (22)

Em Frederico Westphalen, houve colapso do sistema de escoamento de água, ocasionando alagamento e deixando veículos parcialmente submersos

Foto: Prefeitura de Frederico Westphalen / Divulgação
Foto: Prefeitura de Frederico Westphalen / Divulgação

A Defesa Civil estadual divulgou, na manhã desta terça-feira (23), um relatório com dados das chuvas que atingiram o RS até a segunda-feira (22). Nesse momento, nove municípios reportaram algum tipo de dano.

Frederico Westphalen

Em Frederico Westphalen, houve colapso do sistema de escoamento de água em ruas centrais e bairros, ocasionando alagamento de residências, estabelecimentos comerciais e deixando veículos estacionados em vias públicas parcialmente submersos. Ao todo, dezoito residências e sete estabelecimentos comerciais ficaram alagados.

O Corpo de Bombeiros Militar atendeu ocorrência onde foi necessário o rompimento de um muro residencial para liberar água represada pela chuva. Não há informações de feridos, desalojados e desabrigados até o momento. As autoridades realizaram vistoria de
áreas atingidas, limpeza de bueiros e ruas afetadas, bem como auxílio às famílias atingidas.

Santa Rosa

No município de Santa Rosa, foi necessária a retirada preventiva de três famílias de suas casas, localizadas em área de risco. As famílias foram encaminhadas para abrigo temporário no Ginásio João Batista Moroni.

A Defesa Civil Municipal atuou no local prestando apoio. A CREPDEC 5 deslocou-se ao município para acompanhamento da situação, apoio técnico e articulação das ações de resposta e monitoramento regional. Ao todo, são 14 desabrigados e uma família desalojada. O rio já voltou à calha e as famílias devem retornar às residências.

No boletim de ontem à tarde da Defesa Civil, havia a informação de que chovera 134.6mm no município no período de 12 horas.

Outros municípios com danos

Em Porto Lucena, estradas ficaram extremamente danificadas pelas chuvas intensas, danos em lavouras, transbordamento de riachos com diversos danos em bueiros e pontilhões, vias interditadas por alagamentos, açudes com risco de transbordamento. O município teve o maior acumulado de chuva do estado, com 155.4mm no período de 12 horas.

Em Porto Vera Cruz, foram identificados pontilhões com lâmina d’água sobre a estrutura, resultando na interrupção temporária do tráfego em estradas vicinais. (Não informou sobre o SEGIRD). Em Sananduva, duas lojas ficaram alagadas no centro da cidade e uma queda de árvore que danificou parcialmente o telhado de uma residência.

A prefeitura de Santo Cristo informou entrada de água em 5 residências, ocasionando danos mínimos, com situação já normalizada e sem necessidade de medidas adicionais. Posteriormente, informou inundação de algumas residências, queda de muros e danos significativos em estradas e pontes do interior do município, com vários pontos de
bloqueio.

Em Seberi, houve transbordo de rio que deixou três pescadores ilhados. O Corpo de Bombeiros realizou o salvamento.

No município de Senador Salgado Filho, houve alagamentos pontuais em vias rurais, com prejuízos em estradas vicinais, dificultando o tráfego em alguns trechos. Há relato de um veículo que saiu da pista e caiu em um rio, sem registro de feridos. Usuários das vias rurais e moradores das localidades atingidas foram impactados.

Em Tuparendi houve extrapolação da capacidade de escoamento dos sistemas de drenagem urbana, com acúmulo de água em ruas, calçadas e outras infraestruturas urbanas, em decorrência de precipitações intensas, afetando cinco residências.

Previsão para esta terça (23)

Conforme a Defesa Civil, nesta terça-feira (23), a baixa pressão segue favorecendo chuva moderada a forte acompanhada de raios. Estas precipitações devem atingir a metade Norte do Rio Grande do Sul, Centro, Vales, Região Metropolitana e Costa Doce.

Também deve haver temporais isolados, com rajadas de vento e eventual queda de granizo nas Missões, Noroeste e Norte. Os acumulados variam entre 20 e 75 mm/dia.

    Seu negócio no Agora RS!

    Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.